quarta-feira, 17 de setembro de 2008

XNA Game Studio - Passo a passo

Neste post veremos como instalar todas as ferramentas necessárias para iniciarmos nosso desenvolvimento de jogos com o XNA Game Studio.

XNA Creatos Club

O primeiro passo para iniciarmos nosso caminha a criação de jogos com XNA é nos inscrever no Creators Club. Aqui você se inscreve e cria seu perfil de desenvolvedor. Para se inscrever é necessário um Windows Live ID.



Após o registro você pode customizar seu perfil, escolher um nome, e postar mensagens para outros criadores em forums. Esse registro é a sua identidade no creators.xna.com .

Downloads

Agora começaremos a fazer os dowloads das ferramentas necessárias para começarmos o desenvolvimento.

O XNA Game Studio necessita que você tenha instalado ou o Visual Studio 2005 SP1 ou o Visual C# 2005 Express Edition SP1, como a maioria de nós não paga ou talvez não use um IDE como o Visual Studio optaremos aqui pela versão free que é o Express Edition do Visual C# 2005 e podemos encontra-los para dowload nos links abaixo.

- Visual C# 2005 Express Edition
- Service Pack 1 do Visual C# 2005 (selecione a opção de download VS80sp1-KB926749-X86-INTL.exe)

Após feito os dowloads e as instalações na ordem acima só faltará baixar o XNA Game Studio que pode ser encontrado no link abaixo.

- XNA Game Studio

Após instalado o XNA Game Studio, ao rodar, o acesso a documentação pode ser feita através da tecla F1 do teclado e lá você encontra artigos e tutoriais de como começar, algo que também abordaremos aqui em próximos posts.

Criar jogos para Windows é gratis. Caso queira criar jogos para XBOX360 é necessário fazer uma conta Premuim que custa $49 por quatro meses ou $99 ao ano.

2 comentários:

Alvaro disse...

olá,, eu estou tendo problemas durante a instalação do visual basic c# 2005, eu baixei a versão em espanhol, e ta dando um erro dizendo que "não pode abrir esta clave",, se vc puder me ajudar eu agradeço,,,
há,,quero te parabenizar pro essa iniciativa,, a tempos q estava atrás de turoiais desse progrma,,

Anônimo disse...

Léo...
Tenho a seguinte dúvida: Instalando esses recursos, posso efetuar testes direto no meu xbox360?
Para ligar o pc no Xbox360 para trabalhar com o XNA, é necessário algum cabo especifico, ou pode ser direto pelo cabo de rede junto a um roteador?