quarta-feira, 8 de outubro de 2008

XSI Mod Tool - O Que é?

Neste post estaremos falando um pouco sobre a SOFTIMAGE|XSI Mod Tool, mais uma vez uma sugestão muito interessante de conteúdo vindo da nossa comunidade no Orkut.

A XSI Mod Tool

É uma aplicação gráfica 3D da SOFTIMAGE onde podemos desenvolver conteúdo para nossos jogos e para mods de jogos. Traz as mesmas ferramentas de modelagem e animação 3D do XSI 6, que é a ferramenta usada pelos profissionais no mercado para criar o conteúdo gráfico dos jogos AAA como Half Life 2. A grande vantagem do Mod Tool é que além de sua qualidade ela é grátis.


A Mod Tool é uma ferramenta muito interessante para nós que desenvolvemos jogos usando o XNA Game Studio pois nos fornece total integração com o framework através de um plug-in. Assim o conteúdo criado é exportado facilmente para os nossos projetos e usados no nosso código da mesma maneira que usamos imagens.

Como começar?

Para começa o desenvolvimento de assets para nossos jogos devemos fazer o download da ferramenta. É recomendado o download de além da Mod Tool, do Mod Tool 6.X Motor, que é um patch para a Mod Tool, e do CROSSWALK, que ajuda a importar e exportar conteúdo do 3DS Max e Maya para o Mod Tool.

É necessário um rápido registro para a ativação e o download da ferramenta.

- SOFTIMAGE|XSI Mod Tool Download

Após o dowload, no site da Mod Tool existem diversos recursos de aprendizado da ferramenta, dentre eles alguns video tutorials muito interessantes. Tem um tutorial especialmente para desenvolvedores XNA e um arquivo de documentação de como integrar o XSI Mod Tool e o XNA.

- Quick Start: XNA Development Video
- XNA Game Studio Integration in SOFTIMAGE|XSI

Esse pdf de como integrar o XNA no XSI é bem explicativo e aborda desde uma explicação e como preparar o ambiente junto ao projeto do XNA até como mostrar o modelo, passando por sua modelagem, animação e importação.

Para Saber Mais

Maiores informações podem ser obtidas no site da Mod Tool.

- SOFTIMAGE|XSI Mod Tool Website

Agradecimento

Gostaria de agradecer ao Renan Recapix pela sugestão e dica e fica aqui o convite de futuramente desenvolvermos juntos uma série de tutoriais que abordem desde a modelagem no Mod Tool, sua inclusão no projeto, até a programação e desenvolvimento do jogo.

Abraços a todos
Leo Camello

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado , Minha pesquisa sobre o Mod Tool Foi Finalizada e Concluída Positivamente ! - Teste para Moderador no Habblux