domingo, 5 de outubro de 2008

A Linguagem C# e o XNA Game Studio

Este post é para auxiliar os iniciantes a entender um pouco mais sobre a linguagem de programação C#(c sharp) e a relação que ela tem com a nossa ferramenta de desenvolvimento, o XNA Game Studio.

O que é C#?

C# é uma linguagem de programação orientada a objetos da Microsoft que tem como objetivo combinar o poder do C++ com a facilidade do Visual Basic, foi criada baseada no C++ e tem muitas similaridades ao Java.

Algumas razões que a torna importante no desenvolvimento de jogos é o fato de ser gratuita, podendo ser baixada diretamente do site da Microsoft, e além disso ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de jogos para PC, XBOX360 e agora também para o Zune.

Onde aprender mais sobre essa linguagem

Na web existem muitos sites que contém informações sobre o C#. Como é uma linguagem de programação da Microsoft podemos conseguir a grande maioria das informações além de treinamento online no site do msdn.

- http://msdn.microsoft.com/en-us/vcsharp/

Na sessão "Learn C#" do site temos muitos recursos interessantes como video aulas, kits para iniciantes e os catálogos mais tradicionais de aprendizagem.

Para aqueles que sabem pouco de C# ou que viram somente a linguagem nesses nosso primeiros tutoriais o link abaixo dá uma visão bem introdutória as principais caracteristicas da linguagem como a estrutura de um programa em C#, fluxo de execução, classes, loops e o famoso hello world.

- http://msdn.microsoft.com/en-us/library/zkxk2fwf.aspx

Para aqueles que já tem um bom conhecimento da linguagem, os proximos dois links(C# Programming Guide e C# Reference) são muito importantes caso precisemos fazer alguma pesquisa ou no surgimento de alguma dúvida.

- C# Programming Guide
- C# Reference

Fica aqui essa dica para aqueles que se interessarem em aprofundar seus conhecimentos na linguagem de programação que usaremos no desenvolvimento de jogos usando o XNA Game Studio.

Abraços a todos.
Leo Camello

2 comentários:

Unknown disse...

Grande post essa do C#, eu apanho, mas eu adoro essa linguagem...huhuhu

Quando tiver um tempo, vou baixar o XNA para tentar fazer seus tutoriais. Realmente o blog ta ótimo. vlw!


Erick Poiati

Sr: Peter disse...

e bom apanhar do que gosta