Atendendo a pedidos feitos na nossa comunidade no Orkut, hoje estarei falando um pouco sobre o Mono.XNA.
O que é o Mono.XNA?
O Mono.XNA é uma implementação multi plataforma e open source do XNA framework. Essa implementação roda no Windows, Linux e MacOS usando o OpenGL para suporte a gráficos tridimensionais. O projeto teve início no final de 2006 e ainda está andamento tendo seus contribuidores encontrado muitas dificuldades com relação a esssa portabilidade e esse suporte a gráficos 3d. Desde julho de 2007 parece não haver um avanço significativo no projeto.
Página do projeto: http://code.google.com/p/monoxna/
Mono.XNA e seu Desenvolvimento
O Mono.XNA ainda está em fase inicial mas seu objetivo é permitir que um projeto em XNA seja compilado e rode em plataformas que não sejam Windows sem a necessidade de qualquer modificação em seu código.
Qualquer pessoa que se interessar pode contribuir com o desenvolvimento dessa plataforma. Para isso basta checar a lista do que ainda falta implementar, se registrar no forum e notificar aos outros colaboradores do projeto seu interesse.
O código fonte do Mono.XNA está disponível no repositório do Google Code.
Código Fonte do Mono.XNA: http://monoxna.googlecode.com/svn/trunk/
Pong e Mono.XNA
No dia 19 de abril de 2007, um dos colaboradores do projeto, Stuart Carnie postou em seu blog que com o Mono.XNA foi possível rodar o joguinho Pong tanto no Windows quanto no Mono runtime.
Esse é o screenshot que o Stuart postou em seu blog.
O código fonte do projeto já está com as alterações que possibilitaram esse funcionamento básico do Mono.XNA.
O último post do Blog do Stuart a respeito do assunto é "MonoXNA - what version of OpenGL?", do dia 15 de maio de 2007.
Resumo
O Mono.XNA seria uma ótima alternativa ao desenvolvimento com XNA para os amantes do Linux e do Código Aberto mas devido as dificuldades encontradas no caminho o projeto encontra-se não muito movimentado. As implementações do suporte a 3d não parecem ter vingado e o que é realidade ainda é a possibilidade dos joguinhos 2d mais simples.
Espero ter conseguido deixar mais claro com este post o que é o Mono.XNA, em que fase se encontra seu desenvolvimento e quais são as reais possibilidades de uso dessa ferramenta.
Abraços
Leo Camello
O que é o Mono.XNA?
O Mono.XNA é uma implementação multi plataforma e open source do XNA framework. Essa implementação roda no Windows, Linux e MacOS usando o OpenGL para suporte a gráficos tridimensionais. O projeto teve início no final de 2006 e ainda está andamento tendo seus contribuidores encontrado muitas dificuldades com relação a esssa portabilidade e esse suporte a gráficos 3d. Desde julho de 2007 parece não haver um avanço significativo no projeto.
Página do projeto: http://code.google.com/p/monoxna/
Mono.XNA e seu Desenvolvimento
O Mono.XNA ainda está em fase inicial mas seu objetivo é permitir que um projeto em XNA seja compilado e rode em plataformas que não sejam Windows sem a necessidade de qualquer modificação em seu código.
Qualquer pessoa que se interessar pode contribuir com o desenvolvimento dessa plataforma. Para isso basta checar a lista do que ainda falta implementar, se registrar no forum e notificar aos outros colaboradores do projeto seu interesse.
O código fonte do Mono.XNA está disponível no repositório do Google Code.
Código Fonte do Mono.XNA: http://monoxna.googlecode.com/svn/trunk/
Pong e Mono.XNA
No dia 19 de abril de 2007, um dos colaboradores do projeto, Stuart Carnie postou em seu blog que com o Mono.XNA foi possível rodar o joguinho Pong tanto no Windows quanto no Mono runtime.
Esse é o screenshot que o Stuart postou em seu blog.
O código fonte do projeto já está com as alterações que possibilitaram esse funcionamento básico do Mono.XNA.
O último post do Blog do Stuart a respeito do assunto é "MonoXNA - what version of OpenGL?", do dia 15 de maio de 2007.
Resumo
O Mono.XNA seria uma ótima alternativa ao desenvolvimento com XNA para os amantes do Linux e do Código Aberto mas devido as dificuldades encontradas no caminho o projeto encontra-se não muito movimentado. As implementações do suporte a 3d não parecem ter vingado e o que é realidade ainda é a possibilidade dos joguinhos 2d mais simples.
Espero ter conseguido deixar mais claro com este post o que é o Mono.XNA, em que fase se encontra seu desenvolvimento e quais são as reais possibilidades de uso dessa ferramenta.
Abraços
Leo Camello
Um comentário:
Apesar de não estar muito completo ainda, podemos ficar feliz por ser um ótimo projeto que resulta em coisas muito boas.
http://xnatouch.codeplex.com/
XNATouch é um grande exemplo.
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