sábado, 11 de outubro de 2008

Imagine Cup - O que é?

Neste post falarei um pouquinho de uma das maiores competições de desenvolvimento de jogos com o XNA Game Studio.

A Imagine Cup

É uma competição anual patrocinada e organizada pela Microsoft. Ela une jovens interessados em tecnologia ao redor do mundo com o objetivo de resolver alguns desafios. Ela tem diversas categorias e uma delas é a de desenvolvimento de jogos.

- Imagine Cup Website

Essa competição foi iniciada em 2002 e tem aumentado rapidamente no número de competidores. Em 2008 houveram 210.000 inscritos de mais de 100 países para competir em uma das nove categorias da competição.



A Categoria Desenvolvimento de Jogos

Nessa categoria a equipe competidora deve inventar um jogo usando o XNA Game Studio e o Visual Studio. A cada ano mudam os temas que os jogos devem ilustrar. Para 2009 o tema é "Imagine um mundo onde a tecnologia ajude a resolver os problemas mais dificeis que enfrentamos hoje."

Em 2008 o tema foi Sustentabilidade Ambiental e a equipe vencedora foi brasileira. A equipe Mother Gaia Studio venceu a final do Imagine Cup que ocorreu em Paris com seu jogo City Rain.


City Rain é um jogo de pixel art 2D isométrico que mistura um puzzle criativo com um simulador de planejamento urbano focado na ecologia e na sustentabilidade ambiental. No jogo você é o prefeito de uma cidade que deve decidir qual é a melhor maneira de construir uma cidade lucrativa e também ambientalmente sustentavel.

A Competição

O Imagine Cup acontece em três etapas sendo a primeira qualificatória, a segunda as semi finais e a terceira as finais. Em 2009 as finais ocorrerão no Egito. Na primeira etapa as equipes criam e enviam o material de seu jogo que deve consistir basicamente em um demo jogável com pelo menos uma fase implementada que consiga passar a jogabilidade do jogo, a descrição do jogo e as instruções. Na segunda etapa a equipe deve submeter o jogo completo e um sumário do jogo. E na terceira etapa cada equipe terá 30 minutos para apresentar seu jogo a uma banca que irá julga-lo.


A Premiação

Os premios para os semifinalistas é um Premium Membership de 12 meses no Creators Club para cada integrante da equipe. Caso a sua equipe vá para a final ela ganha uma viagem para a cidade onde será realizada a final incluindo passagens, estadia e alimentação. A equipe que vencer a final ainda leva 25 mil dolares para serem divididos igualmente entre os integrantes da equipe, e um pacote com livros e um voucher para Certificação da Microsoft. A equipe na segunda posição recebe 10 mil dolares e a que fica em terceiro 5 mil dlares.

Eu já me empolguei de participar, e você?

Nenhum comentário: